Hermes

Aquele que oferece ajuda de bom grado e com amor no coração certamente será abençoado pelo Pai Eterno.

Significado do nome Hermes

Hermes significa ‘apoio‘ ou ‘auxílio‘, embora sua acepção também esteja atrelada aos verbetes ‘intérprete‘ e ‘mensageiro‘, tratando-se de um nome que remete à ajuda ao próximo, um dos princípios básicos do amor cristão e da adoração ao Senhor, e construindo uma das práticas mais humanitárias que é oferecer suporte ao outro por meio de conselhos e boas novas.

A Barnabé chamavam Zeus e a Paulo Hermes, porque era ele quem trazia a palavra.

At 14:12

Origem do nome Hermes

As raízes de Hermes estão ligadas ao idioma grego, onde é grafado da mesma maneira quando transliterado para o alfabeto romano – ou latino – tal como acontece com Hermione, sua versão feminina. Na língua italiana este nome para homens ganhou duas formas diferentes – Ermes e Ermete – além de variações Erminia ou Herminia para mulheres, que também podem ocorrer no português.

Hermógenes ou Herminio, advindo do espanhol, são possíveis alternativas para redigir este título de outro modo.

Hermes na Bíblia

Hermes é um dos deuses da mitologia grega cuja correspondência no panteão romano está em Mercúrio, sendo que ambas as lendas apontam para uma divindade que rege a eloquência, o comércio e o conhecimento técnico de uma maneira geral. Era tido como o patrono dos comerciantes e dos bons oradores, além de ser considerado o mensageiro dos deuses por conta de sua habilidade com a fala e pela sua conhecida agilidade em se mover. Ele é confundido com Paulo pelos habitantes de Listra – por causa de sua comunicação fluida e elogiável – quando ele chega na localidade exercendo seu serviço ministerial acompanhado de Barnabé, que por sua vez é confundido com Zeus – outro deus pagão (At 14:12). Há outro personagem que recebe este título nas Escrituras, trata-se de um homem saudado na Epístola aos Romanos (Rm 16:14).

Este nome aparece mencionado na Bíblia Sagrada em duas passagens do Novo Testamento, enquanto uma delas está localizada no livro dos Atos dos Apóstolos a outra está presente na Epístola aos Romanos.