Quetura

Os sentidos humanos são dons que não devem ser desperdiçados.

Significado do nome Quetura

Quetura tradicionalmente significa ‘incenso‘ e ‘fragrância‘ porque são suas traduções mais literais, mas também existe outras acepções plausíveis como ‘perfume‘ ou ainda ‘odor agradável‘, estabelecendo uma intrínseca relação deste título com o sentido do olfato. Por conta disso, as intepretações em torno do nome apontam sempre para o privilégio concedido por Deus para que os homens possam codificar e perceber o mundo através dos sentidos, verdadeiras dádivas que os devemos humanos devem aproveitar sabiamente.

Abraão casou-se com outra mulher, chamada Quetura.

Gn 25:1

Origem do nome Quetura

Quetura é um nome feminino advindo da forma hebraica Queturah, cuja variação no idioma inglês é Keturah enquanto a língua portuguesa também dispões das variantes Queturá ou Ketura.

Quetura na Bíblia

Embora essa informação seja pouco levantada pelos estudiosos das Escrituras, o segundo casamento de Abraão ocorre após a morte de Sara, sua primeira esposa, e sua segunda mulher é Quetura (Gn 25:1), com que ele teve mais seis filhos (1Cr 1:32), sendo que alguns deles inclusive foram responsáveis por originar tribos de relevância como, por exemplo, os midianitas. De todos os seis, quem ganhou maior destaque foi o valente Midiã, que posteriormente ofereceu refúgio para Moisés após ele ter fugido do Egito.

Seu nome é diretamente mencionado em quatro passagens da Bíblia Sagrada, sendo que metade delas esta no livro de Gênesis e a outra parte no primeiro volume de Crônicas, ambos componentes do Antigo Testamento.