Cláudia

Oferecer amparo aos que necessitam é a primeira tarefa de quem almeja a bondade.

Significado do nome Cláudia

O significado mais tradicional aplicado a Cláudia é ‘coxa‘ ou ‘manca‘. Entretanto, alguns estudos etimológicos acreditam que possa ser interpretado como ‘refúgio‘, ‘segurança‘ ou até mesmo ‘aquela que dá apoio‘. Este nome se associa com as características fundamentais de um bom conselheiro, de alguém que preza pelo bem-estar de seus amigos e familiares, fornecendo-lhes ajuda sempre que preciso.

“Procure vir antes do inverno. Êubulo, Prudente, Lino, Cláudia e todos os irmãos enviam-lhe saudações.” (2Tm 4:21)

Origem do nome Cláudia

Cláudia é originário do latim Claudius. Trata-se da versão feminina de Cláudio. Este nome se popularizou muito em idiomas presentes na Europa Oriental. Na língua portuguesa também é utilizado como segunda parte de composições, é o que acontece nos nomes Ana Cláudia e Maria Cláudia.

A versão masculina deste título no francês, Claude, se popularizou muito e acabou sendo registrada também no inglês. Foi a partir de seu diminutivo Claudete que se deu uma variante também utilizada no português.

Cláudia na Bíblia

Há somente uma personagem assim chamada nas Escrituras Sagradas. Trata-se de uma mulher cristã, provavelmente romana, que envia saudações a Timóteo (2Tm 4:21).

O nome Cláudia é citado em apenas uma passagem em toda a Bíblia. A menção ocorre na Segunda Epístola a Timóteo, componente do Novo Testamento, redigida pelo apóstolo Paulo, pouco antes de sua morte. A carta ressalta a importância de permanecer fiel ao Evangelho, nem que para isso seja necessário algum sofrimento ou dor.