Febe

A pureza de alguém se faz notar pela grande bondade demonstrada em seu caráter.

Significado do nome Febe

Os significados mais tradicionais atribuídos a Febe são ‘reluzente‘ e ‘brilhante‘, embora outras acepções como ‘aquela que traz luz‘ ou ainda ‘luz pura‘ também sejam frequentemente adotadas. Este nome faz referências a um comportamento dignamente alinhado com os bons princípios morais, além de um caráter que se destaca por sua integridade plena. Há claras alusões a uma alma bondosa, extremamente capaz de desempenhar atitudes louváveis em prol de outrém, sempre pautada pela sua pureza.

Recomendo-lhes nossa irmã Febe, serva da igreja em Cencréia.
Rm 16:1

Origem do nome Febe

Febe é uma derivação do grego Phoíbe, cuja raiz etimológica está estritamente relacionada ao vocábulo phoibos, literalmente traduzido por “resplandescente”. A forma deste nome feminino utilizada na língua portuguesa possui grafia semelhante às variantes do espanhol e do italiano, enquanto no idioma inglês há o registro Phebe, além de Phoebe.

Este título também apresenta versões para homem, é o caso de Faivish, Feivel e Feibush, todos presentes no iídiche.

Febe na Bíblia

Foi uma serva da igreja de Cencréia, uma região portuária localizada próxima a Corinto (Rm 16:1). Este ofício lhe conferiu a importância de ser uma das mais relevantes mulheres das Escrituras Sagradas, já que ela contribuiu significativamente para a difusão do cristianismo. Febe era considerada uma diaconisa, ou seja, uma espécie de benfeitora que em muito colaborou com as atividades ministeriais em sua cidade. Ela também acabou sendo citada por Paulo como uma irmã, o que pode ser considerado como uma sugestão de que eles provavelmente trabalharam juntos no mesmo local.

Seu nome, apesar de sua estimada função, é citado em apenas uma passagem da Bíblia, localizada na Espítola aos Romanos, parte que integra o Novo Testamento.