Eva

Viver é uma dádiva que precisa ser aproveitada com sabedoria.

Significado do nome Eva

Eva pode significar ‘a vivente‘ ou ‘a que vive‘. Outras interpretações aceitas são ‘cheia de vida‘ e ‘viver‘. Este nome se relaciona com a importância da fertilidade e da vida, presentes dados pelo Senhor para que Sua obra seja desenvolvida na Terra. A vitalidade é sua principal concepção.

Adão deu à sua mulher o nome de Eva, pois ela seria mãe de toda a humanidade.

Gn 3:20

Origem do nome Eva

O título Eva deriva do hebraico Chawah e sua aparição está relacionada ao verbo haya, que pode ser traduzido como “viver”. Dentro da língua hebraica outras variações foram aplicadas ao decorrer do tempo, como Hava e Chava, enquanto o inglês apresenta a versão Eve.

Na maioria dos idiomas onde sua ocorrência é notada, a grafia deste nome para mulheres é semelhante a da língua portuguesa, como acontece no tcheco e no italiano.

Eva na Bíblia

A esposa de Adão foi a primeira mulher da humanidade. A história de seu nascimento está relacionada a duas versões. A primeira delas aponta que ela foi criada ao mesmo tempo que seu marido (Gn 1:27). A outra conta que o Senhor, após reconhecer que o homem estava solitário demais, resolveu lhe dar uma companheira concebida a partir de uma costela dele (Gn 2: 21-22). Sua passagem mais marcante nas Escrituras Sagradas foi quando ela sucumbiu à tentação da Árvore do Conhecimento no Jardim do Éden. Deus permitiu que o casal comesse qualquer fruto que lá tivesse, à exceção dos frutos desta espécie. Eva foi induzida a comer a fruta pela serpente, tradicionalmente tida como uma representação de Satanás, e assim o fez, originando o primeiro pecado, que fez com que ela e seu cônjuge fossem expulsos do paraíso e perdessem a dádiva da vida eterna.

Seu nome é citado na Bíblia em quatro passagens. As ocorrências se dão tanto no Velho quanto no Novo Testamento sendo que o maior número de menções está no livro de Gênesis.