Ester

A integridade é o valor que mantém uma índole pura e retilínea no seu louvor.

Significado do nome Ester

Ester significa ‘estrela‘, ‘secreta‘ ou ‘aquela que brilha‘. Traz a noção de alguém capaz de manter uma postura fiel a si, independente da influência de outrém ou do meio em que está inserida. Ou seja, alguém naturalmente confiante e pleno.

Então a rainha Ester respondeu: ‘Se posso contar com o favor do rei, e se isto lhe agrada, poupe a minha vida e a vida do meu povo; este é o meu pedido e o meu desejo.’
Et 7:3

Origem do nome Ester

O nome Ester é originário de stara, vocábulo persa que quer dizer ‘estrela’. Também está relacionado ao hebraico satar, cujo significado é ‘oculto’, ‘sobreposto’. A variante inglesa Esther é também utilizada no Brasil, além de ter grafia idêntica em outros idiomas europeus.

Alguns estudiosos apontam a ligação etimológica entre Ester e Ishtar, deusa da mitologia nórdica.

Ester na Bíblia

Responsável por proteger os judeus de um massacre, Ester foi uma rainha persa muito corajosa. De origem judia, ela foi esposa de Xerxes, também conhecido como Assuero, e prima de Mardoqueu. Anteriormente chamada de Hadassa, Ester não permitiu que Hamã, um dos conselheiros reais, concretizasse seu plano de eliminar os judeus da Pérsia: “ ´O adversário e inimigo é Hamã, esse perverso´. Diante disso, Hamã ficou apavorado na presença do rei e da rainha.” (Et 7:6).

Ester é também o nome de um dos livros do Antigo Testamento, onde aparece em quarenta e quatro oportunidades. Sua composição é dividida em dez capítulos. O livro, que não contém a palavra Deus em nenhum versículo, chegou a ser desconsiderado por Lutero. Atualmente sua relevância é reconhecida, sendo um dos mais importantes para o judaísmo.