Lázaro

A ajuda de Deus é a mais poderosa que um homem pode receber.

Significado do nome Lázaro

Lázaro significa ‘Deus é meu socorro‘ ou ‘o Senhor é meu auxílio‘, ressaltando a força irrestrita do Pai Eterno e a seu amor absoluto para ajudar os homens na Terra a superarem o pecado e a doença.

A multidão que estava com ele, quando mandara Lázaro sair do sepulcro e o ressuscitara dos mortos, continuou a espalhar o fato.
Jo 12:17

Origem do nome Lázaro

Lázaro é derivado do grego Lazaros, cuja origem está no hebraico ‘Ele’azar e que posteriormente se tornou a raiz do latim Lazarus. A grafia da forma portuguesa é igual à espanhola, ao passo que a variante com maior número de registros é Lazar, presente em idiomas como o russo, o sérvio e o búlgaro.

A variação mais distinta que este nome para homens apresente é Lazzaro, advindo do italiano.

Lázaro na Bíblia

Vivia em Betânia e tinha duas irmãs, Marta e Maria. Ele está envolvido naquele que é considerado o maior e mais espetacular de todos os milagres realizados por Jesus, que o trouxe de volta à vida após quatro dias (Jo 11:43-44). O fato é um dos mais relevantes no ministério de Cristo não só pelo quilate do milagre e pelo impacto que o falecimento lhe causou (Jo 11: 34-36), mas também porque chocou os inimigos do Filho de Deus, que após o ocorrido ficaram mais motivados a persiguí-lo, tamanho o fascínio que ele causava com estes gestos poderosos. Ambos acabam se tornando grandes amigos, sendo que este trio de irmãos era muito amado pelo Messias (Jo 11:5).

Há outro homem nas Escrituras que é assim chamado e ele está presente em uma das parábolas contadas por Jesus Cristo. A história diz que Lázaro é um mendigo muito pobre que pede esmolas e migalhas a um sujeito mesquinho de condições financeiras bem abastadas que se recusa a ajuda-lo (Lc 16:20-21). Por fim, os dois falecem, mas o pobre é levado aos céus e o rico ao inferno. A função deste conto era ilustrar que a falta de caridade e de compaixão são pecados graves.

Este nome está mencionado no Velho Testamento da Bíblia Sagrada em vinte passagens, predominantemente no Evangelho de João.