Aquele que deseja melhorar no futuro não pode se prender ao passado.
Significado do nome Ló
Ló significa ‘véu‘, ‘cobertura‘ ou ainda ‘revestimento‘, indicando assim uma referência à importância de se apresentar bem diante dos outros. Este nome também faz uma alusão à aparência enquanto uma maneira de se comunicar.
Quando Deus arrasou as cidades da planície, lembrou-se de Abraão e tirou Ló do meio da catástrofe que destruiu as cidades onde Ló vivia.
Origem do nome Ló
Ló é proveniente da forma hebraica Lot, cuja grafia se repete de maneira similar no idioma inglês. Na língua portuguesa, este nome masculino também pode ser usado para mulheres.
Ló na Bíblia
É filho de Harã e sobrinho de Abraão, sendo considerado por muitos estudiosos como um dos personagens mais peculiares presentes nas Escrituras. O episódio mais marcante envolvendo-o é o da divisão de terras com seu tio, onde o mais velho e benevolente homem lhe concede a oportunidade de escolher com qual extensão ele desejava ficar após ambos subirem o monte de Benjamim. Ele não titubeia e opta pela porção mais fértil, reivindicando o vale do Jordão (Gn 13: 6-11). Fazendo isso, ele deixa para o seu parente a parte demarcada pela aridez desértica de consequente incapacidade para o plantio, forçando-o a levar uma vida nômade em Canaã, enquanto este fixou residência em Sodoma, localizada na costa sul do Mar Morto. Esta cidade é descrita como um grande berço de pecaminosidade e maldade, sendo incapaz de prezar por valores de honestidade e de uma moral bem alicerçada. Deus resolve então destruí-la caso não encontrasse, por meio de seus anjos, dez homens justos naquele local. Isto não acontece, forçando o Senhor a limpar com fogo aquele poço de libertinagem (Gn 19:5-9).
Ló, apesar dos traços supostamente negativos apresentados ao seu respeito, era um homem reto diante de seus princípios e foi permitido a ele e a sua família que fugissem da destruição, mas sem olhar para trás (Gn 19:12-17). Como era um homem de extrema crença no Todo-Poderoso, ele confiou na Sua proteção e não olhou, mas infelizmente sua esposa não faz o mesmo e foi transformada em uma coluna de sal (Gn 19:26).
Este nome é citado no Velho Testamento da Bíblia Sagrada em mais de trinta passagens, principalmente no livro de Gênesis.