Oolibama

O lar deve ser como um templo de paz onde seja possível se resguardar tranquilamente.

Significado do nome Oolibama

Os significados mais comumente aplicados a Oolibama são ‘minha tenda é alta‘ e ‘tenda alta‘, embora existam algumas outras possibilidades de tradução como ‘moro em um lugar sublime‘ ou ainda ‘estou em um ponto alto‘, indicando uma forte relação estabelecida com a importância da residência na vida humana. Este nome permite interpretações metafóricas sobre a necessidade do lar enquanto ponto de equilíbrio e abrigo das dificuldades mundanas, já que ele tem de oferecer paz e segurança aos seus residentes.

Estes foram os filhos de Oolibama, mulher de Esaú, filha de Aná e neta de Zibeão, os quais ela deu a Esaú: Jeús, Jalão e Corá.
Gn 36:14

Origem do nome Oolibama

Oolibama é proveniente da forma hebraica Oholiybamah, cuja composição é fruto da soma entre os vocábulos ohel, literalmente traduzido como “tenda”, e bama, que também pode ser compreendido como “altura”.

A variação deste nome feminino na língua inglesa é Oholibamah.

Oolibama na Bíblia

Oolibama foi filha de Aná, neta de Zibeão e esposa de Esaú, com quem teve três filhos: Jeús, Jalão e Corá (Gn 36:14). Seus descendentes foram chefes importantes nas terra de Canaã. Há também um personagem homem que recebe este mesmo título, trata-se do chefe de um dos clãs edomitas (Gn 36:41).

Este nome é mencionado nas Escrituras Sagradas em oito passagens do Velho Testamento, aparecendo principalmente no livro de Gênesis.