Orfa

Não há bondade sem a delicadeza de um coração gentil.

Significado do nome Orfa

Orfa significa literalmente ‘pescoço‘ ou ‘juba‘, embora admita outras acepções distintas como ‘gazela‘ e ainda ‘gamo‘, se referindo a aspectos pertencentes à esfera das coisas naturais. Este nome lida com interpretações diretas sobre uma vertente da natureza que é pura e simples, formulando uma inocência pautada pela bondade e por gestos delicados. Há ainda uma preocupação com a sinceridade destes atos para que se façam naturalmente, sem que um haja esforço excessivo que invalide a pureza contida por trás das ações.

“Elas, então, começaram a chorar alto de novo. Depois Orfa deu um beijo de despedida em sua sogra, mas Rute ficou com ela.” (Rt 1:14)

Origem do nome Orfa

Orfa é originário da forma hebraica Orfah ou Orpah, que assumiu posteriormente na língua inglesa a variação Orpha.

Este nome para mulheres também admite a variação Oprah no idioma inglês.

Orfa na Bíblia

Foi a esposa moabita de Quiliom, um benjamita filho de Elimeleque e irmão de Malom que veio a moabe com sua família por conta da situação difícil atravessada por Judá à época (Rt 1:4). O tempo passou e os três homens pertencentes a este clã falereceram, deixando Orfa, Noemi – sua sogra – e Rute, sua cunhada, viúvas e sem ninguém que lhes provesse o sustento. Surge então a possiblidade dela ir para Belém por conta de uma parentela distante de seu antigo marido que poderia lhe ajudar financeiramente, mas ela se recusa por crer que não seria recebida devido ao fato de ser proveniente de outro povo. A mais velha das três, após decidir voltar para sua terra de origem, pede para que as suas noras permaneçam no local porque não encontrariam problemas em casar novamente, já que ainda eram belas e jovens. Ela obedece esta determinação e continua no local, embora Rute decida acompanhar a qualquer custo a anciã em seu retorno (Rt 1:14).

Este nome é mencionado em duas passagens do Velho Testamento das Escrituras Sagradas. Ambas estãos localizadas no livro de Rute.