Quis

Acreditar fielmente no Senhor deixa qualquer humano mais poderoso.

Significado do nome Quis

Quis geralmente tem seu significado compreendido como ‘força‘ e ‘poder‘, mas também possui outras traduções menos literais como ‘arco‘ ou ainda ‘chifre‘, associando-se claramente à ideia de autoridade e supremacia. Trata-se de um nome que faz plenas referências à capacidade de se impor por meio da fé e da coragem sem temer quaisquer discordância ou até ameça, porque a verdadeira crença não recua diante dos ímpios e sempre se mostra altiva para ajudar a reerguer aqueles que carecem de auxílio.

Havia um homem de Benjamim, rico e influente, chamado Quis, filho de Abiel, neto de Zeror, bisneto de Becorate e trineto de Afia.”
1Sm 9:1

Origem do nome Quis

Formado a partir do hebraico Qiysh, cuja formação etimológica está estritamente associada ao vocábulo qosh, literalmente traduzido por “isca”, o nome masculino Quis posteriormente obteve a variante Kish no idioma inglês, enquanto a língua portuguesa apresentou as derivações Quisi e Quision.

Quis na Bíblia

Era um fazendeiro muito rico e influente da tribo de Benjamim e também foi o pai do rei Saul (1Sm 9:1). Quis era famoso pela grande quantidade de servos e de animais que estavam ao seu dispor. O episódio mais célebre envolvendo-o é quando ele envia seu filho para procurar alguns bens extraviados e, nessa busca, o jovem encontra o profeta Samuel, a quem Deus havia revelado que aquele garoto seria escolhido para ser o primeiro governante de Israel (1Sm 9:3).

Há ainda outros quatro personagens que recebem este mesmo título, são eles: o benjamita filho de Jeiel (1Cr 8:30); um levita merarita pai de Jerameel (1Cr 24:29); o homem que auxiliou na purificação do templo sob a liderança de Ezequias (2Cr 29:12) e um ancenstral de Mardoqueu (Et 2:5).

Este nome é diretamente citado em vinte e três passagens tanto do Antigo quanto do Novo Testamento das Escrituras Sagradas, sendo que a maioria delas está no primeiro livro de Samuel.