Tamar

Deus fez as belezas e os recursos naturais para que o homem se aproveitasse deles com muita sabedoria.

Significado do nome Tamar

Tamar significa literalmente ‘palma‘ ou ‘palmeira‘, demonstrando ser um nome que celebra a natureza enquanto provisão divina para facilitar a vida humana na Terra, aludindo também ao grande poder do qual dispõe o Senhor para construir tamanha beleza com tanta perfeição.

Depois de algum tempo, Amnom, filho de Davi, apaixonou-se por Tamar; ela era muito bonita e era irmã de Absalão, outro filho de Davi.

2Sm 13:1

Origem do nome Tamar

Proveniente do hebraico Tamar, que posteriormente originou Thamar, utilizado em línguas da antiguidade como a grega e a latina. A forma Tamara, advinda do russo, também está presente em diversos idiomas – espanhol, inglês, italiano – além do português, que também admite a variante Thamara.

A ocorrência mais distinta desde nome para mulheres se encontra na variação inglesa Tamera.

Tamar na Bíblia

Era filha do rei Davi com Maaca, sua terceira esposa. Ela despertou a paixão de seu meio-irmão Amnon, que fingiu estar doente para se aproximar dela e forçar uma situação onde os dois estivessem a sós a fim de violenta-la. O plano dele infelizmente se consuma, deixando-a arrasada. Seu consolo veio por intermédio de seu irmão Absalão, que lhe oferece proteção e trama uma vingança bem sucedida contra o homem que lhe tirara a paz (2Sm 13:1-20).

Há uma outra mulher nas Escrituras que recebe este mesmo título, trata-se da nora de Judá que se casou com Er e, após ficar viúva, se casou com Omã, irmão de seu anterior marido. Tamar também perde este segundo esposo por conta de outro falecimento e por fim se casa com seu sogro, com quem tem dois filhos gêmeos: Zerá e Perez (Gn 38:6). Além destas duas personagens, a filha única de Absalão também é nomeada desta maneira (2Sm 14:27), bem como uma cidade próxima a Israel (Ez 47:19).

Este nome é mencionado na Bíblia Sagrada em vinte e cinco passagens que se dividem entre Velho e Novo Testamento, sendo que a predominâncias delas ocorre no segundo livro de Samuel.