Timna

Saber dividir é um dom dos mais raros e estimados pelo Todo-Poderoso.

Significado do nome Timna

Duas vertentes de significados são possíveis ao traduzir este nome: uma delas é mais literal e aponta a noção de ‘o que está contido‘ e ‘reter‘, e a outra, mais metafórica, sugere interpretações como ‘terreno dividido‘ ou ainda ‘porção destinada‘, indicando assim uma leitura que destaca a importância de saber compartilhar as posses com aqueles que são próximos. Timna também traz a noção da compaixão, virtude mais que necessária para estar de acordo com os preceitos de Deus.

Elifaz, filho de Esaú, tinha uma concubina chamada Timna, que lhe deu um filho chamado Amaleque
Gn 36:12

Origem do nome Timna

Timna é uma derivação proveniente da forma hebraica Timna, cuja raiz etimológica está relacionada ao vocábulo mana, literalmente traduzido como “contido”. A grafia utilizada na língua portuguesa se repete no idioma inglês, enquanto que o espanhol apresenta a sútil variação Timná.

Curiosamente, este nome feminino se aproxima foneticamente ao diminutivo Tina, associado a títulos como Betina e Elisabete.

Timna na Bíblia

Foi irmã de Lotã e concubina de Elifaz, o filho de Esaú, além de ter sido mãe de Amaleque (Gn 36:12). Por conta dela uma cidade também foi nomeada Timna, que era próxima a Bete-Semes (Js 15:10). O povoado também ficou marcado pela presença de Sansão em sua juventude, sendo que o juíz se casou com uma mulher que lá residia (Jz 14:1-5).

Este nome aparece em dezessete passagens das Escrituras Sagradas, todas elas localizadas no Antigo Testamento, com maior incidência no livro de Gênesis.