Uriel

A persistência é a matéria-prima de uma Fé consistente e forte.

Significado do nome Uriel

Uriel significa primeiramente ‘Deus é minha luz‘ ou ‘o Senhor me ilumina‘, ao passo que as acepções ‘chama divina‘ e ‘fogo de Deus‘ também são admitidas como traduções plausíveis. Este nome se associa à luz que o Pai Eterno deposita em forma de coragem no coração daqueles que persistem no caminho da fé sem estremecer diante do medo ou do pecado. A imagem do fogo também reforça esta ideia, remetendo ao calor e à força que Ele fornece continuamente para que a esperança da bondade nunca se perca.

O nome de sua mãe era Maaca, filha de Uriel, de Gibeá. E houve guerra entre Abias e Jeroboão.

2Cr 13:2

Origem do nome Uriel

Uriel é uma derivação da forma hebraica Uriy’el, cuja composição é um resultado da soma ente os verbetes uriy, ou “iluminar”, e El, também traduzível por “Deus”.

Na língua portuguesa este nome para homens admite a variação Uryel ou até mesmo o nome Uri empregado como diminutivo.

Uriel na Bíblia

São dois homens que recebem este título nas Escrituras Sagradas: um coatita que ajudou a levar a Arca da Aliança até Jerusalém (1Cr 6:24) e um gibeonita, pai de Maaca e avô de Abias, um dos reis de Judá (2Cr 13:2).

O nome Uriel é mencionado em quatro passagens da Bíblia, sendo que três delas estão localizadas no primeiro livro de Crônicas, enquanto que a outra restante está presente no segundo volume, ambos pertencentes ao Velho Testamento.