A beleza sincera se demonstra com honestidade e boas atitudes.
Significado do nome Vasti
Vasti significa literalmente ‘linda‘ e ‘bela‘, embora admita que sejam aplicadas outras traduções como ‘a melhor de todas‘ ou ainda ‘a mais amada‘, trazendo compreensões que dizem respeito a uma grande amabilidade e à capacidade de se fazer querida perante outrém. Este nome tem suas interpretações relacionadas a um carisma onipotente, cuja atração que exerce sobre todos faz com que seja muito querido e lembrado em boas ocasiões. Trata-se de um título que traz a noção de um corpo e de uma alma abençoados com uma beleza sem igual.
Que trouxessem à sua presença a rainha Vasti, usando a coroa real. Ele queria mostrar aos seus súditos e aos nobres a beleza dela, pois era de fato muito bonita.
Origem do nome Vasti
Vasti deriva da forma hebraica Washttiy ou Washti, que posteriormente originou a variação Vashti no idioma inglês.
Há ainda outras maneiras de grafar este nome para mulheres na língua portuguesa: Vasty ou Vasthi são as opções mais recorrentes.
Vasti na Bíblia
Era esposa do rei Assuero da Pérsia, também conhecido como Xerxes. Em certo momento do reinado, seu esposo declarou uma celebração de seis meses para honrar os soldados, nobres e demais oficiais por conta das muitas vitórias decorridas da expansão do Império Persa. Esta comemoração foi encerrada com um bacanal generalizado na capital Susã. Neste período, o governante chamou sua esposa – a rainha Vasti (Et 1:9-11), que era descrita como uma mulher belíssima, para que trajasse apenas uma coroa e fizesse danças eróticas perante ele e seus convidados, costume comum naquela época. O marido ficou extremamente furioso com essa recusa e escutou dos presentes na comemoração que deveria puní-la pela desobediência desmedida, para que ela não servisse de mau exemplo para as outras esposas (Et 1:12-16). Foram retirados dela todos os títulos reais e o imperador procurou outra rainha para o seu lugar, encontrando a judia Hadassa (Et 2:4-7).
Este nome é mencionado nas Escrituras Sagradas em dez passagens do Antigo Testamento, todas elas estão localizadas no livro de Ester.