Xerxes

Ser respeitado pelos outros é o maior reconhecimento que pode ter um grande líder.

Significado do nome Xerxes

Os significados mais tradicionalmente aplicados a Xerxes são ‘líder‘ e ‘aquele que lidera os heróis‘, mas tambéme existem algumas outras traduções menos literais que são admitidas como ‘o que governa‘ ou ainda ‘liderança heroica‘, reforçando assim as noções de coragem e ousadia que permeiam o conceito em torno deste título. Este nome traz associações diretas à imposição precisa que um verdadeiro líder necessita fazer para que seus comandados tomem as decisões corretas, demonstrando firmeza e sabedoria.

O rei Xerxes impôs tributos a todo o império, até sobre as distantes regiões costeiras.

Et 10:1

Origem do nome Xerxes

Xerxes é uma derivação da forma persa original Khshayarsha, além de também ser um diminutivo de Artaxerxes. Este nome masculino possui grafia semelhante à utilizada na língua portuguesa no idioma inglês e no espanhol.

Xerxes na Bíblia

Foi um rei persa reconhecido como o maior governante daquele povo, além de ser filho de Dario, o grande. Seu título hebraico era Assuero, mas foi pela nomenclatura original de Xerxes I que ficou mais conhecido. O episódio mais marcante envolvendo-o perante o povo hebreu foi quando ele promulgou uma lei que exigia que as mulheres obedecessem a honrassem seus maridos. Isto só ocorreu por conta de sua esposa Vasti, que se recusou a dançar para os convidados dele presentes em um banquete, resultando no divórcio do casal e na expulsão da mulher do reino (Et 1:16-19). Para ocupar o posto de rainha, ele se casou com a jovem judia Hadassa, prima de Mardoqueu (Et 2:17-18). Posteriormente, ele ordenou a execução de Hamã, um de seus ministros mais importantes, porque ele havia mentido para o imperador a respeito dos judeus (Et 7:1-10).

Seu nome é diretamente citado em trinta passagens do Antigo Testamento das Escrituras Sagradas, sendo que as menções se dão majoritariamente no livro de Ester.