Zacarias

Quem persiste nunca será esquecido por Ele.

Significado do nome Zacarias

Zacarias significa ‘Deus lembrou‘ ou ‘lembrado pelo Senhor‘, além de admitir a acepção ‘o Pai despontou como a aurora‘, sendo assim um nome que remete à benção colhida por aquele que ama o caminho da fé.

Seu pai, Zacarias, foi cheio do Espírito Santo e profetizou
Lc 1:67

Origem do nome Zacarias

Advindo do hebraico Zekkaryah, Zacarias tem sua formação original pela união dos vocábulos Yah, forma reduzida de ‘Deus’, e do verbo zakar, traduzível por ‘lembrar’. Há também registro de algumas variações que em muito se distinguem da presente no português, é o caso de Zack, diminutivo de Zachary no inglês, e Sachairi, do idioma escocês.

Este nome para homens também admite a forma feminina Zaharina, cuja ocorrência se dá no búlgaro e no macedônio.

Zacarias na Bíblia

Zacarias é o título que mais designa personagens nas Escrituras Sagradas, compondo o total de trinta e um homens. Alguns deles são: um ancestral de uma família benjamita, também chamado de Zequer (1Cr 9:37); o chefe de uma família de rubenitas (1Cr 5:7); um guarda do templo cujo pai era Meselemias (1Cr 26:2); um harpista levita que acompanhou a trajetória da Arca da Aliança até Jerusalém (1Cr 15:18); o sacerdote que tocou a trombeta diante da Arca (1Cr 15:24); um descendente de Uziel (1Cr 24:25); guarda merarita (1Cr 26:11); pai de Ido (1Cr 27:21); o pai de Jaaziel (2Cr 20:14) e o filho de Josafá (2Cr 21:2).

Cabe destacar aquele que foi o sacerdote herdeiro de Salomão e da divisão de Abias que servia esporadicamente no templo. Ele era idoso e havia orado em vão a vida toda pedindo por um filho, mas sua esposa Isabel era estéril. Então um anjo apareceu para ele em uma visão e lhe disse que a sua mulher lhe daria um menino e que ele deveria se chamar João (Lc 1:11-13). Primeiramente ele não acreditou e ficou surdo e mudo como punição até o bebê nascer.

Este nome aparece na Bíblia em cinquenta e nove passagens distribuídas entre Novo e Antigo Testamento, onde se localiza um livro homônimo, escrito por um profeta também nomeado desta forma. A predominância de ocorrências está no Evangelho de Lucas.