Zoar

A vida é a maior dádiva por Ele dada aos humanos e por isso deve ser experenciada sabiamente.

Significado do nome Zoar

Os significados tradicionalmente aplicados a este nome são ‘amarelado‘ e ‘castanho‘, mas existem outras leituras menos literais que procuram compreende-lo de outra forma, atribuindo sentidos mais metafóricos como ‘brilho‘ ou ainda ‘clareza‘, que corroboram a transparência necessária para se aproximar do Senhor por meio da verdade e da honestidade. Zoar também faz alusão aos sentidos humanos, que são bençãos por Ele concedidas para que os homens possam obter uma vida mais alegre.

Quando Ló chegou a Zoar, o sol já havia nascido sobre a terra.
Gn 19:23

Origem do nome Zoar

Zoar é uma derivação da forma hebraica Tsochar, cuja raiz etimológica se dá a partir do vocábulo shr, que pode ser literalmente traduzido como “amarelo”. Este título possui duas variações no idioma inglês – Zohar e Zahara – sendo que a primeira pode ser usada tanto para homens quanto para mulheres e a outra é registrada apenas como feminina.

A versão espanhola deste nome é de grafia similar à ocorrência em língua portuguesa.

Zoar na Bíblia

Dois homens são assim nomeados nas Escrituras: o pai do hitita Efrom (Gn 23:8) e o filho de Simeão, que também era chamado de Zerá e foi o ancestral dos zeraítas (Nm 26:13). Zoar também é o título de uma cidade próxima ao vale do rio Jordão na qual Ló e sua família viveram (Gn 19:23).

Este nome aparece em dezesseis passagens da Bíblia Sagrada, sendo que todas elas estão localizadas no Antigo Testamento, com principal recorrência no livro de Gênesis.