Gabriele

A atividade da fé deve ser contínua e compromissada com os preceitos que Ele ordenou.

Significado do nome Gabriele

Este título está historicamente ligado a traduções que apontam para os significados ‘mulher forte de Deus‘ e ‘aquela que recebe a força do Pai‘, indicando um caráter extremamente persistente e nobre, que não perece diante dos desânimos trazidos pelo cotidiano. Existem ainda outras interpretações que sugerem sentidos distintos para este nome como, por exemplo, ‘devota‘ ou ainda ‘a que tira forças da fé‘, ressaltando a importância da devoção. Desta forma, Gabriele exalta a necessidade de ser fiel aos princípios do verdadeiro Todo-Poderoso.

(…) ‘Gabriel, dê a esse homem o significado da visão.’

Dn 8:16

Origem do nome Gabriele

Gabriele é uma das versões femininas possíveis para o título Gabriel, sendo que ambos são derivações etimológicas provenientes da raiz hebraica Gabiry´el. No idioma italiano esta denominação aparece sendo utilizada como masculina, diferente do alemão e do francês, que usam o mesmo registro que o português.

Além da forma tradicional Gabriela, as variações mais habituais deste nome para mulher dentro da língua portuguesa são Gabrielle, que ocorre com frequência no inglês, Gabriely e também Gabrielli.

Gabriele na Bíblia

O nome Gabriele faz referência ao título bíblico Gabriel, cuja pertinência pode ser destacada por suas aparições tanto no Velho quanto no Novo Testamento da Palavra Sagrada, onde é responsável por denominar o anjo enviado a Terra por Deus para anunciar a gravidez de Maria (Lc 1:19).