Giovanna

Não existe alegria maior do que estar alinhado com os preceitos divinos em plena prática da Fé.

Significado do nome Giovanna

Os sentidos mais comumente atrelados a este nome são ‘Deus é cheio de graça’ e ‘aquela que recebe a graça do Pai‘, embora existam algumas outras interpretações menos literais como ‘o Senhor agracia‘ e ‘aquela que é abençoada pelo Divino‘, ressaltando assim a importância da benção na vida humana, pois só ela pode iluminar o caminho daqueles que buscam o perdão. Giovanna também evidencia a gratidão como forma de prosperar aquilo que Dele se recebe, ampliando e aumentando nos outros a alegria enviada pela Fé.

Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João.

Mt 3:13

Origem do nome Giovanna

Giovanna é uma derivação advinda da língua italiana a partir do título grego Ioanna, e por isso possui a mesma origem etimológica de Joana, a versão feminina de João. Os diminutivos Nina e Gi, bem como a forma contracta Ginna, aparecem no idioma português, onde as principais variações utilizadas são Geovanna, Giovana e Gyovana.

Este nome para mulher ainda apresenta algumas variantes masculinas – com é o caso de  Giovanni e Giovane – também provenientes do italiano.

Giovanna na Bíblia

O nome Giovanna alude ao personagem bíblico João, também chamado Batista, um profeta filho de Isabel e Zacarias e que foi o responsável por abrir o caminho da fé para Jesus, batizando-o (Mt 3:1). Há ainda alguns outros homens também do Novo Testamento a quem este título faz referência: o autor do segundo Evangelho, conhecido como João Marcos (At 12:12) e o filho de Zebedeu, irmão de Tiago (Mt 10:2).