O Senhor dá a dádiva do perdão como a maior manifestação de seu amor.
Significado do nome João
João significa ‘agraciado por Deus‘ ou ‘Deus é cheio de graça‘. Outra interpretação possível é ‘dádiva de Deus‘. O nome pode ser entendido como uma referência ao amor e ao perdão que o Senhor concede por meio da fé daqueles que nela perseveram pelo ministério.
Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia.
Origem do nome João
Provém do hebraico Yochanan. Este é um dos nomes masculinos mais populares em vários idiomas ao redor do mundo. Alguns de seus correspondentes acabaram sendo adotados também na língua portuguesa, é o caso de Ian, vindo do escocês, Ivan, do russo, Juan, que advém do espanhol e Yan, presente no búlgaro e no bielorrusso.
João é bastante aplicado em composições como João Guilherme ou João Pedro e a versão feminina Joana também é recorrente no português.
João na Bíblia
São sete os personagens assim denominados nas Escrituras. Dentre eles, cabe destacar o filho de Zebedeu e irmão de Tiago, um dos apóstolos de Jesus (Mt 10:2) e João Marcos, filho de Maria de Jerusalém e companheiro de muitos dos primeiros missionários cristãos, autor do segundo Evangelho (At 12:12).
Além destes, há João Batista, um profeta enviado para preparar o caminho para a vinda do Messias, filho de Zacarias e Isabel. Grande parte de sua pregação foi destinada contra a corrupção dos sacerdotes do templo e de seus companheiros. Seu nascimento foi um milagre, pois sua mãe era estéril. Seu ministério começou muito antes do de Jesus e ele era conhecido em toda Judéia e Galiléia quando o Filho de Deus foi até ele receber o batismo (Mt 3:13). Ele também foi responsável por difundir a importância do perdão, ressaltando que o Senhor concedia esta dádiva a todos aqueles que se arrependiam sinceramente de seus pecados.
O nome João é citado em mais de cento e quarenta passagens bíblicas e todas elas estão localizadas no Antigo Testamento. A predominância das incidências aparece nos Evangelhos de Lucas e Mateus.