João

O Senhor dá a dádiva do perdão como a maior manifestação de seu amor.

Significado do nome João

João significa ‘agraciado por Deus‘ ou ‘Deus é cheio de graça‘. Outra interpretação possível é ‘dádiva de Deus‘. O nome pode ser entendido como uma referência ao amor e ao perdão que o Senhor concede por meio da fé daqueles que nela perseveram pelo ministério.

Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia.

Mt 3:1

Origem do nome João

Provém do hebraico Yochanan. Este é um dos nomes masculinos mais populares em vários idiomas ao redor do mundo. Alguns de seus correspondentes acabaram sendo adotados também na língua portuguesa, é o caso de Ian, vindo do escocês, Ivan, do russo,  Juan, que advém do espanhol e Yan, presente no búlgaro e no bielorrusso.

João é bastante aplicado em composições como João Guilherme ou João Pedro e a versão feminina Joana também é recorrente no português.

João na Bíblia

São sete os personagens assim denominados nas Escrituras. Dentre eles, cabe destacar o filho de Zebedeu e irmão de Tiago, um dos apóstolos de Jesus (Mt 10:2) e João Marcos, filho de Maria de Jerusalém e companheiro de muitos dos primeiros missionários cristãos, autor do segundo Evangelho (At 12:12).

Além destes, há João Batista, um profeta enviado para preparar o caminho para a vinda do Messias, filho de Zacarias e Isabel. Grande parte de sua pregação foi destinada contra a corrupção dos sacerdotes do templo e de seus companheiros. Seu nascimento foi um milagre, pois sua mãe era estéril. Seu ministério começou muito antes do de Jesus e ele era conhecido em toda Judéia e Galiléia quando o Filho de Deus foi até ele receber o batismo (Mt 3:13). Ele também foi responsável por difundir a importância do perdão, ressaltando que o Senhor concedia esta dádiva a todos aqueles que se arrependiam sinceramente de seus pecados.

O nome João é citado em mais de cento e quarenta passagens bíblicas e todas elas estão localizadas no Antigo Testamento. A predominância das incidências aparece nos Evangelhos de Lucas e Mateus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *