Joel

O Senhor fortalecerá aquele que estiver comprometido com a sua Palavra.

Significado do nome Joel

Joel significa ‘Deus é o senhor‘. Também pode ser interpretado como ‘aquele que é determinado‘. É um nome que traz a noção de uma fé forte e inabalável, firme em seus caminhos de edificação espiritual, onde o tropeço e as fraquezas mundanas não são admitidas.

A palavra do Senhor que veio a Joel, filho de Petuel.
Jl 1:1

Origem do nome Joel

Joel é proveniente do hebraico Yo’el. Existem outras variações antigas para este nome masculino, é o caso de Ioel, no grego, e Iohel, na língua latina. A grafia para este título pouco muda nas línguas onde ocorre, portanto, a variante do italiano, Giole, é uma espécie de exceção.

Ele também possui versões femininas, é o caso de Joella e Joelle, do inglês, e Joëlle, denominação francesa.

Joel na Bíblia

São treze personagens ao todo que recebem este título nas Escrituras Sagradas: um príncipe simeonita (1Cr 4:35), um rubenita (1Cr 5:4), o chefe gadita em Basã (1Cr 5:12), levita e ancestral de Samuel (1 Cr 6:36), o filho mais velho de Samuel (1Sm 8:2), um issacarita (1Cr 7:3), um dos “homens poderosos” do rei Davi (1Cr 11:38), levita que participou do retorno da Arca da Aliança a Jerusalém (1Cr 23:8), o filho de Pedaías (1Cr 27:20), um dos levitas que participou da purificação e da dedicação do templo sob a liderença de Ezequias (2Cr 29:12), um dos homens forçados a se divorciar da esposa estrangeira (Ed 10:43), inspetor do laicato na Jerusalém pós-exílica (Ne 11:9) e o profeta, filho de Petuel (Jl 1:1). A este último é atribuída a autoria do livro de Joel, onde os excertos são profecias sem época e sem lugares determinados, sendo consideradas como belos sermões universais.

O nome Joel é citado em mais de vinte ocasiões na Bíblia, sendo que apenas uma delas está localizada no Novo Testamento, nos Atos dos Apóstolos. As restantes, pertencentes ao Velho Testamento, acontecem com maior frequência no Primeiro Livro de Crônicas.