José

Saber perdoar é o principal caminho para quem quer seguir a linha reta da Justiça com amor e exatidão.

Significado do nome José

José quer dizer ‘aquele que acrescenta‘. Também pode significar ‘acréscimo de Deus‘ ou ‘aquele que perdoa‘. A postura firme e reta de um caráter incorruptível estão relacionadas a este nome, assim como a capacidade de se expandir.

Por ser José, seu marido, um homem justo, e não querendo expô-la à desonra pública, pretendia anular o casamento secretamente.

Mt 1:19

Origem do nome José

Originado do hebraico Yosef, José é um nome próprio masculino muito apreciado pelos falantes do português. Costumeiramente usado precedendo outros títulos, como em José Carlos e José Henrique, também aparece posposto, a exemplo de Antônio José. Seu diminutivo Zé também é muito popular.

Há formas femininas em diversos idiomas, como é o caso de Giuseppa no italiano, e Josefina ou Josefa, na própria língua portuguesa.

José na Bíblia

Não é só o marido de Maria que assim se chama (Mt 1:16). Ao todo, quatorze personagens são nomeados ao decorrer das Escrituras com o mesmo título. Entre eles, cabe destacar o filho de Jacó e Raquel (Gn 30:24); o de Arimatéia, rico membro do Sinédrio que forneceu a tumba para o sepultamento Jesus (Mt 15:43); e José Barsabás, também conhecido como Justo, que quase foi escolhido para substituir Judas entre os doze apóstolos, mas acabou sendo preterido por Matias (At 1:23-26).

José de Nazaré é uma presença de demasiada importância nas Escrituras por representar compaixão e obediência ao Senhor, além de ter significativa relevância por ter feito parte da infância de Jesus de forma perene. Suas virtudes ficam evidentes quando ele escuta um anjo em sonho que lhe diz para aceitar o filho que o Espírito Santo concebeu em sua noiva (Mt 1:20-21).

O nome José, considerando todos que por ele são representados, aparece escrito na Bíblia em duzentas e cinquenta e duas ocasiões. A maioria delas ocorre em passagens do Velho Testamento, com grande parte das incidências no livro de Gênesis.