João Lucas

Abençoados são aqueles que sabem reconhecer rapidamente com a gratidão eterna.

Significado do nome João Lucas

Os significados mais relacionados a João Lucas são ‘aquele que é agraciado e iluminado por Deus‘ e ‘o que recebe a graça iluminada‘, isto porque a João é atribuída a acepção cheio de graça e Lucas está associado aos conceitos ‘luminoso‘ ou ainda ‘cheio de luz‘. Estas interpretações metafóricas favorecem a leitura deste nome como um agradecimento a Deus por suas frequentes e amáveis bençãos, sempre responsáveis por clarear a vida humana e transforma-la em uma existência fértil onde os pecados serão perdoados e substituídos por boas atitudes.

Pois todos os Profetas e a Lei profetizaram até João.

Mt 11:13

Só Lucas está comigo (…)

2Tm 4:11

Origem do nome João Lucas

O título João Lucas ocorre a partir da composição entre as denominações João, derivação advinda do hebraico Yochanan, e Lucas, cuja raiz etimológica é proveniente do grego Loukas.

As principais variações deste nome em outras línguas são John Luke no inglês, Giovanni Luca no italiano, Johann Lukas no alemão e Ivan Luka, que está presente em diversos idiomas. Ainda existem títulos alternativos comumente adotados no português como é o caso de João Carlos, João Marcelo e João Miguel.

João Lucas na Bíblia

A denominação João Lucas faz referência a dois nomes bíblicos de mutíssima importância no Novo Testamento. Um deles é João, título que designa sete personagens, sendo que dentre eles estão João Batista (Mt 3:1) e o apóstolo de Cristo que era irmão de Tiago (Mt 10:2); e o outro é Lucas, o grande evangelhista autor do livro dos Atos e também do Evangelho homônimo.