Júlio

A verdadeira bondade é aquela que não escolhe ocasiões para manifestar sua luz.

Significado do nome Júlio

O nome masculino Júlio tem variadas acepções, podendo significar ‘cabeludo‘, ‘jovem‘ ou ainda ‘aquele que reluz‘. Seu valor remete a um comportamento ingênuo, mas sempre voltado para a justiça e para as boas ações perante aqueles que se encontram com dificuldades.

No dia seguinte, ancoramos em Sidom; e Júlio, num gesto de bondade para com Paulo, permitiu-lhe que fosse ao encontro dos seus amigos, para que estes suprissem as suas necessidades.
At 27:3

Origem do nome Júlio

Júlio é derivado do latim Julius ou Iulius, que por sua vez é o correspondente latino do grego Ioulus. O nome é dado como sendo muito mais recente na história filológica que seu par feminino Júlia.

O uso do derivado Juliano, bem como a composição realizada em Júlio César, são recorrentes. Cabe notar que sua escrita pode ser com o acento agudo ou sem.

Júlio na Bíblia

Júlio é o centurião romano, pertencente a um regimento imperial, que ofereceu abrigo a Paulo quando este vai para Roma ser julgado (At 27:1). No caminho, ao ancorar em Sidom, o guarda permitiu a Paulo que encontrasse seus amigos para que dele cuidassem (At 27:3). Quando a viagem foi retomada, uma tempestade acometeu a tripulação. Surgiu então um plano entre os soldados romanos que consistia em matar todos os prisioneiros, mas Júlio não permitiu que isso se sucedesse, salvando a vida do apóstolo.

Apesar da participação intensa do oficial nas passagens descritas, seu nome é explicitado em apenas duas oportunidades, ambas no livro de Atos, pertencente ao Velho Testamento.