Júlia

Se o coração aprender desde muito cedo a seguir o caminho da Fé ele nunca se desviará.

Significado do nome Júlia

Júlia significa ‘jovem‘ ou ‘cabelos macios e tenros‘. Também pode querer dizer ‘jovial‘ ou ‘juventude‘. É um nome que traz atrelado a si a noção de novidade e prosperidade, guardando as potências daquilo que é novo e está prestes a se desenvolver de maneira perene e contínua. Também dá a ideia de algo cheio de vitalidade.

Saúdem Filólogo, Júlia, Nereu e sua irmã, e também Olimpas e todos os santos que estão com eles.
Rm 16:15

Origem do nome Júlia

Júlia é a variante feminina do nome Júlio, cuja raiz etimológica está no latim Julius ou do grego Ioulus. Alguns estudiosos acreditam que a versão para mulheres é mais antiga que a forma masculina, já que era utilizada para denominar grupos familiares ou clãs. Dele também derivam algumas composições, como é o caso de Ana Júlia e Maria Júlia.

A aglutinação Juliana também é frequentemente utilizada no português. Sua grafia italiana, Giulia, cuja ocorrência também se dá na língua portuguesa, possui a abreviatura Giulietta, responsável por originar Juliet no idioma inglês, que no Brasil aparece como Julieta. Outra fonte possível para esta derivação é Julie, do francês.

Júlia na Bíblia

Há apenas uma personagem com o nome de Júlia. Trata-se de uma mulher romana saudada por Paulo em sua Epístola aos Romanos, livro bíblico reconhecido por explicar a Salvação por meio do Evangelho. Por ser mencionada logo em sequência a Filólogo acredita-se que foi sua esposa (Rm 16:15). Ela aparece apenas nesta única passagem do Novo Testamento das Escrituras Sagradas.