Juliana

O jovem que praticar a gentileza e a bondade colherá muitas bençãos no futuro.

Significado do nome Juliana

Os significados mais tradicionalmente relacionados a Juliana são ‘jovem‘ ou ‘vigorosa‘, mas existem alguns outros sentidos que colaboram para interpretações diversas, é o caso de ‘brilhante‘ e ‘macia‘, ressaltando assim a importância contida na graça do dom da vida por Deus concedido aos homens. Este nome, ao exaltar a juventude, acaba por trazer à tona o aspecto central da vitalidade e também da alegria de viver, sempre aludindo aos bons comportamentos e ao zelo com a saúde para que se possa usufruir melhor desta dádiva.

Quando ficou decidido que navegaríamos para a Itália, Paulo e alguns outros presos foram entregues a um centurião chamado Júlio, que pertencia ao Regimento Imperial.

At 27:1

Origem do nome Juliana

Juliana é uma derivação advinda da forma latina Iulianus, gerada a partir do título latino Iulius, responsável por formar o nome Júlio, também grafado como Julio, e Juliano, sua variante masculina. Seu registro utilizado pela língua portuguesa aparece de maneira semelhante em diversos idiomas, é o caso do alemão, do inglês e também do espanhol.

As variações mais comuns deste nome para mulher são Giulia e Giulianna, provenientes do italiano, além de Júlia, que está presente no catalão e no húngaro.

Juliana na Bíblia

Juliana faz referência ao centurião romano Júlio, um homem bondoso que, apesar de sua posição, acabou por auxiliar e abrigar Paulo em Roma e não permitir que os soldados matassem o apóstolo (At 27:3). Além disso, também alude à Júlia, a esposa de Filólogo (Rm 16:15). Estas passagens compõem o Novo Testamento das Escrituras Sagradas.