Judite

O Louvor sincero é aquele que está presente em toda e qualquer situação.

Significado do nome Judite

Judite tradicionalmente significa ‘judia‘ e ‘louvor‘, mas também pode abarcar acepções distintas como ‘mulher da Judéia‘ ou ‘aquela que louva a Deus‘. Este nome engloba portanto diversas interpretações possíveis que remetem à adoração ao Senhor acima de todas as coisas como seu principal ponto de partida para construir a fé.

Tinha Esaú quarenta anos de idade quando escolheu por mulher a Judite, filha de Beeri, o hitita, e também a Basemate, filha de Elom, o hitita.
Gn 26:34

Origem do nome Judite

Judite provém originalmente do hebraico Yehudiyt e posteriormente do grego Ioudith, bem como do Iudith latino. A forma Judit é uma das mais populares, aparecendo em diversas línguas como a sueca, a tcheca e a espanhola, que também admite Judith, formação advinda do idioma inglês cuja ocorrência se dá inclusive no francês e no alemão.

A língua inglesa abrange um grande número de diminutivos para este nome feminino: Judy, Judie ou Judi. Sua variante mais destoante das outras ocorrências é Giuditta, vinda do italiano. Judite é a variação para mulheres de Judá.

Judite na Bíblia

Era filha de Beeri e foi uma das esposas de Esaú (Gn 26:34). Alguns estudiosos acreditam que ela e Oolibama, também mulher deste mesmo homem e mãe de Jeús, Jalão e Corá, fossem a mesma pessoa (Gn 36:2).

Judite tem seu nome citado nas Escrituras Sagradas em apenas uma passagem que está localizada no Velho Testamento, mais precisamente no livro de Gênesis. Ela também nomeia um dos Livros Apócrifos.