Jael

A coragem é uma consequência da Fé como força bem estruturada.

Significado do nome Jael

Jael significa literalmente ‘cabra‘ ou ‘animal montês‘, embora seja possível compreender estas traduções como metáforas para as acepções ‘aquela que ganha‘ ou ‘corajosa‘. Este nome traz a noção da coragem que é necessária para persistir no caminho da fé, além da vontade fundamental para lidar com os percalços e tentações que surgem na vida mundana. O valor da ousadia também é devidamente ressaltado enquanto componente de um caráter firme e decidido.

‘Que Jael seja a mais bendita das mulheres, Jael, mulher de Héber, o queneu! Seja ela bendita entre as mulheres que habitam em tendas!’
Jz 5:24

Origem do nome Jael

Trata-se de uma derivação da forma hebraica Ya´el ou Yael, cuja raiz está relacionada ao vocábulo ya´al, traduzível por ‘ganho’. Posteriormente Jael se tornou Iael no idioma grego e Iahel no latim, chegando enfim na variante portuguesa. Há também uma versão inglesa deste título, sendo esta Jahel.

Este nome para homens antigamente era utilizado apenas por mulheres, fato que o configura como aplicável a ambos os gêneros.

Jael na Bíblia

Foi esposa de Héber, líder do clã de midianitas, além de ser uma das mais importantes e simbólicas mulheres das Escrituras, destacando-se por sua coragem e ousadia, atributos que fizeram com que ela seja considerada por muitos como uma espécie de heroína. O contexto de onde decorrem as suas ações é a batalha entre israelitas, comandados por Baraque e sob os conselhos da profetisa Débora, e os cananeus, liderados por Sísera (Jz 4:2). O guerreiro cananeu, ao escapar de uma dura derrota sofrida pelos seus soldados, acabou por buscar refúgio no acampamento de seus aliados, entrando justamente na tenda de Jael, que lhe recebeu com muita cordialidade, demonstrando-se hospitaleira e generosa (Jz 4:17-18). Entretanto, no meio da noite, a mulher assassinou o militar se aproveitando do sono profundo em que ele estava imerso (Jz 4:21). Com esta atitude ela livrou o povo de Israel de uma opressão por parte de Canaã que já durava mais de vinte anos.

Seu nome é citado em sete passagens do Antigo Testamento da Bíblia Sagrada, sendo que todas elas estão localizadas no livro dos Juízes.