Jerusa

As posses humanas não perduram nem importam tanto quanto a Fé.

Significado do nome Jerusa

Jerusa significa ‘herança‘ a príncipio, embora admita mais uma série de traduções possíveis como ‘possessão‘, ‘aquela que possuí‘ ou ainda ‘aquela que é dona‘, indicando uma irrestrita capacidade de força e domínio perante coisas materiais. Há também uma referência ao valor que deve ser dado às provisões que são fornecidas aos homens como meios de subsistência física, que apesar de fundamentais, não podem ser colocadas à frente da preocupação com a fé.

Jotão tinha vinte e cinco anos de idade quando começou a reinar, e reinou dezesseis anos em Jerusalém. O nome da sua mãe era Jerusa, filha de Zadoque.
Cr 27:1

Origem do nome Jerusa

Jerusa é derivado da forma hebraica Yerusha’ ou Yerushah, que posteriormente também se tornou Jerusha, a variante utilizada pelo idioma inglês.

Este nome para mulheres possui, dentro da língua portuguesa, uma grande gama de alterações possíveis em sua grafia, como acontece em Gerusa, Geruza ou ainda Jeruza.

Jerusa na Bíblia

Jerusa é filha de Zadoque e foi mãe de Jotão, um dos reis de Jerusalém (2Cr 27:1).

Seu nome é citado nas Escrituras Sagradas em apenas duas passagens localizadas no Antigo Testamento. Um delas ocorre no segundo livro de Reis e a outra no último volume de Crônicas.