Jezabel

O casamento é uma dádiva fornecida àqueles que amam e são pacientes de forma sábia.

Significado do nome Jezabel

Geralmente o significado mais atribuído a Jezabel é ‘adoradora de Baal‘ ou ‘não exaltada‘, há porém algumas outras traduções que apontam ‘casta‘ e ‘ilha vazia‘ como sentidos também possíveis. Este nome permite interpretações variadas, mas a mais fundamental delas está relacionada à castidade como princípio moral básico para se atingir a benção de um matrimônio feliz.

Sua mulher Jezabel entrou e lhe perguntou: ‘Por que você está tão aborrecido? Por que não come?’

1Rs 21:5

Origem do nome Jezabel

Derivação do hebraico Iyzebel ou Izevel, que acabou se tornando Jezebel no idioma inglês. A foma inglesa está presente inclusive no português, também como uma das variações de Jezabel, assim como Jesebel ou Jesabel.

Este nome para mulher admite os diminutivos Jê ou Bel como possíveis variantes.

Jezabel na Bíblia

Foi uma princesa fenícia cujo pai era o rei e sacerdote pagão Etbaal, de Sidom. Ela acreditava em falsos deuses, que conjuntamente são chamados de Baal, assim como seu progenitor. Quando se casou por arranjos políticos com o rei israelense Acabe, ela levou consigo suas crenças e seu apreço pela monarquia absoluta (1Rs 21:25-26). Ao tornar-se rainha de Israel, Jezabel fez com que seu esposo erguesse diversos altares para divindades justamente em lugares considerados sagrados pelos habitantes fiéis, como uma forma de provoca-los, se declarando como uma grande inimiga do Senhor (1Rs 16:31). Travou um tipo de disputa com o profeta Elias, um dos mais ativos pregadores daquela época e assíduo combatente do paganismo (1Rs 18-19). As Escrituras sempre a descrevem como uma mulher extremamente maligna e disposta a difundir a adoração de ídolos.

Seu nome aparece mencionado diretamente na Bíblia Sagrada em vinte e uma ocasiões. Apenas uma única passagem está localizada no Novo Testamento, mais precisamente no livro de Apocalipse, enquanto as restantes estão no Antigo, com maior incidência no primeiro livro de Reis.