Bel

A verdadeira força está na Fé absoluta.

Significado do nome Bel

Bel tradicionalmente significa ‘senhor‘ ou ‘poder‘, mas também abrange outras acepções como ‘força‘ ou ‘aquele que comanda‘, demonstrando ser um nome cuja interpretação perpasse as noções de um caráter convicto e persistente, que não lida com nada sem agir com plena integridade e segurança sobre suas crenças e princípios, fato que comprova sua coragem diante de qualquer obstáculo.

Bel se inclina, Nebo se abaixa; os seus ídolos são levados por animais de carga. As imagens que são levadas por aí são pesadas, um fardo para os exaustos.
Is 46:1

Origem do nome Bel

Originário do hebraico ‘Bel, cuja grafia transliterada é semelhante à forma utilizada no idioma português, este nome feminino ainda pode aparecer como a variante diminutiva do nome Isabel.

Bel na Bíblia

É uma divindade mesopotâmica equivalente ao cananeu Baal que personificava todo o panteão de deuses da natureza. Também era conhecido como Marduque ou Bel-Marduque e foi o principal deus do reino babilônio, sendo adorado em todo o Oriente Médio, inclusive na Pérsia. Os mitos que o envolvem costumam dizer que se trata de um ser muito jovem de duas cabeças que foi escolhido para duelar contra Tiamat, uma outra deidade maligna, pois ela tinha as tábuas do destino. Ao sair vencedor, Bel pendurou os artefatos em seu pescoço refazendo a ordem do universo e criando a humanidade. Algumas outras lendas defendiam que ele escolheu a Babilônia como centro do mundo e todos reis e imperadores do local prestavam devida adoração a ele. O paganismo em torno desta falsa lenda é frequentemente denunciado por vários profetas comprometidos com o verdadeiro Senhor que foram contemporâneos a estes fatos (Jr 51:44).

Este nome é mencionado nas Escrituras Sagradas em três passagens do Antigo Testamento, predominantemente no livro do profeta Jeremias.