Isabel

Estar com Deus é ser verdadeiro na maneira de seguir todos os ensimentos Dele.

Significado do nome Isabel

Isabel pode significar ‘juramento de Deus‘ ou ‘o Senhor é meu juramento‘. Ainda quer dizer ‘Deus é fiel‘, ressaltando a ideia de um nome que implica o compromisso com a verdade e com um caráter nobre, cuja honestidade inquestionável é pautada por grandes valores.

Ao se completar o tempo de Isabel dar à luz, ela teve um filho.
Lc 1:57

Origem do nome Isabel

Originário primeiramente do hebraico Elishaba, o nome Isabel também possui ligação com o grego Elisabet e, posteriormente, com o latim Elisabeth. Trata-se de um dos mais tradicionais títulos para mulheres em todos os idiomas e por isso possui incontáveis variações e derivações, como Lilian, Elisa e Isabella. A composição Maria Isabel também é recorrente.

No inglês, o termo mais comum é Elizabeth – como na versão latina -, enquanto Elisabete, seja ela com -z ou -s, , é mais popular na língua portuguesa, bem como seus diminutivos Liz , Bete e Betina.

Isabel na Bíblia

Há apenas uma personagem assim chamada nas Escrituras Sagradas, ela é a esposa do sacerdote Zacarias e mãe de João Batista. Também é apontada como parente de Maria, mãe de Jesus (Lc 1:36), embora o parentesco não seja dito especificamente. Sua linhagem era sacerdotal, assim como a de seu esposo. Infelizmente, Isabel era estéril, pior destino que uma mulher judia poderia ter naquela época. Quando seu marido estava comandando um culto no templo, um anjo lhe apareceu e avisou que ele estava prestes a se tornar pai de um filho que seria “grande aos olhos do Senhor” (Lc 1:15). Sua história realiza um paralelo com as histórias de Ana e Sara, mulheres do Antigo Testamento que também não podiam ter filhos, mas que, por intervenções divinas, foram abençoadas com esta dádiva.

Este nome é citado em dez passagens bíblicas. Todas elas aparecem no Evangelho de Lucas, que integra o Novo Testamento.