Hulda

Aquele que é gentil com seu próximo é muito bem visto pelos olhos do Senhor.

Significado do nome Hulda

Os significados atribuidos a Hulda são divergentes em seus sentidos, tanto que de um lado estão as compreensões ‘mundo‘ e ‘tempo de vida‘, enquanto uma outra vertente de tradução sugere acepções como ‘doce‘ e ‘dama‘, indicando assim possibilidades diversas que correlacionam a noção do dom da vida a um comportamento pautado pela pureza na índole e a gentileza nos gestos como maneira de proceder. Este nome cria uma associação entre a oportunidade de estar vivo e a maneira dócil de aproveitar estar dádiva.

Hulda lhes disse: “Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: ‘Digam ao homem que os enviou a mim'”
2Cr 34:23

Origem do nome Hulda

Hulda é proveniente da forma hebraica primitiva Chulddah ou Chuldah, que posteriormente se tornou Huldah no idioma inglês, enquanto no espanhol utiliza-se a variante Huldá.

Curiosamente, embora não seja da mesma raiz etimológica, este título é foneticamente próximo de outro nome bastante comum para mulher: Hilda.

Hulda na Bíblia

A esposa de Salum foi a guardiã das vestimentas na corte do rei Josias de Judá e uma das poucas profetisas das Escrituras ao lado de Ana. É relatada como uma mulher muito sábia, que aconselhava os membros da família real e também da nobreza. Sua profecia mais importante previu uma catástrofe que ocorreria por conta das atividades pagãs de adoração a deuses falsos (2Rs 22:15-20).

O nome feminino Hulda é mencionado em três passagens do Antigo Testamento da Bíblia Sagrada, sendo que a maioria delas está localizada no segundo livro de Crônicas.