Hadassa

Só pode ser responsável pelo outro aquele que cuida muito bem de si próprio.

Significado do nome Hadassa

Hadassa significa primeiramente ‘mirto‘ ou ‘murta‘, uma espécie de planta, ainda que outras interpretações como ‘alegre‘ e ‘proteção‘ também sejam bastante utilizadas para definir este nome que é costumeiramente relacionado à ideia da forte influência que um caráter decidido e honesto pode exercer no sentido de propagar as boas ações.

Mardoqueu tinha uma prima chamada Hadassa, que havia sido criada por ele, por não ter pai nem mãe. Essa moça, também conhecida como Ester, era atraente e muito bonita, e Mardoqueu a havia tomado como filha quando o pai e a mãe dela morreram.
Et 2:7

Origem do nome Hadassa

Proveniente do hebraico Hadassah, idioma onde o nome atingiu maior popularidade. Esta é a grafia também utilizada pelo inglês e ambas diferem da aderida em língua portuguesa apenas pelo -h que se apresenta no fim do título.

O nome para mulheres Hadassa também se manifesta como Hode no iídiche, admitindo inclusive a variante Hodel como uma forma carinhosa de uso.

Hadassa na Bíblia

É a versão hebraica do nome de Ester, que tinha origens judias e foi responsável por proteger seu povo de um enorme massacre em um grande ato de coragem enquanto rainha da Pérsia. Foi esposa do rei Xerxes I, também chamado de Assuero, e prima de Mardoqueu. Seu gesto marcante se deu quando eles ainda não eram casados e impediu que Hamã, um conselheiro real de confiança que possuia plenos poderes de governo dentro do reino, dizimasse os judeus localizados em territórios persas (Et 3:1). Isto acontece porque ela descobre este plano de execução e implora ao rei que se organize um banquete para trazer à tona as intenções de seu subordinado (Et 7:6). Por conta disso ela se torna uma das mais importantes mulheres da Bíblia.

O nome Hadassa é citado em apenas uma passagem bíblica localizada no Velho Testamento das Escrituras Sagradas. Ela ocorre no livro Ester, cuja autoria é atribuída à ela.