Iscá

Para pode ponderar o que melhor pode ser feito é preciso uma grande capacidade de observação.

Significado do nome Iscá

Os significados mais comumente atribuídos a Iscá são ‘vigilante‘ e ‘aquela que olha‘, mas também existem algumas outras opções de tradução que oferecem acepções alternativas como ‘a que olha adiante‘ ou ainda ‘aquela que observa‘, indicando interpretações que perpassam a noção de atitudes atentas e pacientes. Trata-se de um nome com fortes referências à importância de saber enxergar e ler as situações de dificuldade para melhor resolvê-las, buscando sempre avaliar com cautela as consequências das ações a serem tomadas.
Tanto Abrão como Naor casaram-se. O nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca; esta era filha de Harã, pai de Milca e de Iscá.
Gn 11:29

Origem do nome Iscá

Iscá é uma derivação advinda da forma hebraica Yiskkah ou Yiskah, que admitiu posteriormente no inglês a variação Iscah, responsável por gerar um dos nomes para mulher mais utilizados na língua portuguesa: Jéssica. No seu idioma original ainda é possível perceber uma grande gama de variantes; Jessie, Jessica e Jessalyn são alguns dos exemplos, ao passo que o italiano apresenta a versão Gessica. No português o título também se vale de uma outra opção de grafia: Jéssika.

Iscá na Bíblia

Iscá é sobrinha de Abraão, filha de Harã e sobrinha de Milca (Gn 11:29). Seu nome é mencionado nas Escrituras Sagradas em apenas uma passagem que se dá no livro de Gênesis, parte integrante do Velho Testamento.