Isabela

O envolvimento com o Senhor deve ser franco e respeitador acima de todas as coisas.

Significado do nome Isabela

As interpretações mais comumente associadas a este título trazem os significados ‘comprometida com o Senhor‘ e ‘aquela que apenas Deus julgará‘ como uma referência à soberania divina perante às decisões humanas e suas respectivas consequências. Uma outra maneira de traduzi-lo sugere interpretações distintas como ‘mulher pura‘ ou ainda ‘a que se preserva‘, sentidos que levam em conta o resguardo moral como um pré-requisito importantíssimo para se manter próximo a Ele. Desta forma, o nome Isabela está relacionado ao compromisso com o Todo-Poderoso.

(…) Isabel ficou cheia do Espírito Santo.

Lc 1:41

Origem do nome Isabela

Isabela é uma variante do título Isabel, cuja procedência indica a forma hebraica Elishaba ou Elisheba como suas prováveis raízes etimológicas. Esta versão de grafia também se dá no idioma espanhol e no italiano.

A variação mais utilizada deste nome para mulheres na língua portuguesa é Isabella, sendo que ambos os registros possuem os mesmo diminutivos; tanto Isa, quanto Bela ou Bella são frequentemente registrados.

Isabela na Bíblia

A alusão bíblica feita pelo título Isabela remete à Isabel, nome responsável por initular aquela que foi a mãe do profeta João (Lc 1:36) e esposa de Zacarias, um sacerdote do templo. Esta denominação demonstra sua relevância no Novo Testamento das Escrituras Sagradas.