Berenice

O maior vencedor é aquele que sabe reconhecer suas falhas e reconstruí-las a fim de se tornar melhor.

Significado do nome Berenice

O significado mais atribuído a Berenice é ‘aquela que traz a vitória‘, mas outras acepções como ‘vitoriosa‘, ‘portadora da vitória‘ ou ainda ‘vencedora‘ também podem ser consideradas. Trata-se de um nome que abriga diferentes maneiras de falar sobre um grande esforço que é por fim recompensado, assim como é o caminho Fé, árduo e edificante.

Alguns dias depois, o rei Agripa e Berenice chegaram a Cesaréia para saudar Festo.

At 25:13

Origem do nome Berenice

Este nome para mulheres se originou a partir do grego Pherenike, cuja composição ocorreu pela soma de dois verbetes distintos: phero, relacionado ao verbo ‘trazer’, e nike, traduzível por ‘vitória’.

Pertence à sua raiz etimológica a variação Verônica ou Veronica, fruto da língua latina. Alguns estudiosos também apontam que Verena está na mesma linhagem de Berenice, embora não se possa comprovar ao certo.

Berenice na Bíblia

É a irmã do rei Agripa II e está presente quando Paulo é chamado diante dele, de Festo e de outros componentes do alto escalão da Cesaréia para ser julgado pela sua pregação cristã em um território de judeus (At 25:23). Berenice casou-se mais de duas vezes – uma delas com seu tio Herodes – e é conhecida pela vida promíscua que levava mantendo um relacionamento com seu próprio irmão. Apesar disso teve dois filhos e quase morreu tentando defender o templo de um saque cordenado por Floro e seus soldados.

Seu nome está mencionado em apenas três passagens no Novo Testamento das Escrituras Sagradas, todas elas localizadas no livro dos Atos dos Apóstolos.