Bila

O recato ajuda a manter uma boa imagem além de afastar os oportunistas.

Significado do nome Bila

Tradicionalmente Bila significa ‘modesta‘ e ‘tímida‘, mas as traduções menos literais fornecem outras opções de compreensão como, por exemplo, ‘recatada‘ ou ainda ‘humilde‘, criando assim a noção de um comportamento pautado na pureza e nos gestos simples, que não precisam de exageros para serem grandiosos. As alusões feitas por este nome remetem à discrição e ao recato, fatores preponderantes para se manter uma postura moralmente irretocável que agrade ao Senhor.

Estes foram seus filhos com Bila, serva de Raquel: Dã e Naftali.

Gn 35:25

Origem do nome Bila

Bila é proveniente da forma hebraica original Bilhah, variante também utilizada no idioma inglês, ao passo que a língua espanhola se vale da versão Bilhá, enquanto no português este nome para mulher possui duas variantes: Bilá ou Bilã.

Bila na Bíblia

Bila foi a escrava de Raquel e, assim como ocorreu com Zilpa e Hagar, foi entregue ao esposo de sua ama para ajudar com a procriação da família, já que a moça era estéril e não podia dar herdeiros a Jacó (Gn 30:3). Esta atitude era costumeira naquele período histórico e as crianças, nestes casos, eram legalmente consideradas como descendentes do casal e não da serva, tanto que era a esposa quem escolhia os nomes dos bebês. Desta união forçada nasceu Dã e Naftali (Gn 35:25). Este título também nomeia uma pequena vila de Simeão (1Cr 4:29).

São onze as passagens das Escrituras Sagradas nas quais este nome é diretamente mencionado, sendo que a maioria delas ocorre no livro de Gênesis, componente do Antigo Testamento.