Bitia

A adoração e a lealdade ao Senhor devem ser mantidas cotidianamente.

Significado do nome Bitia

Os significados mais literais relacionados a Bitia são ‘filha de Deus‘ e ‘descendente do Senhor‘, mas há também outras vertentes de tradução que apontam para intepretações mais metafóricas deste título como, por exemplo, ‘aquela que adora ao Pai‘ ou ainda ‘a serva do Todo-Poderoso‘, indicando assim uma associação fundamental com a prática da fé e de uma postura devocional que é mantida sob qualquer circunstância, criando uma espécie de laço familiar com o ato da adoração.

Estes foram os filhos de Ezra: Jéter, Merede, Éfer e Jalom. Merede casou-se com Bitia, filha do faraó, e teve os seguintes filhos: Miriã, Samai e Isbá, fundador de Estemoa.
1Cr 4:17

Origem do nome Bitia

Bitia é uma derivação em língua portuguesa da forma hebraica Bityah, cuja composição é resultado da aglutinação que ocorreu entre os termos bit, que também pode ser compreendido como “filho”, e Yah, literalmente traduzido como “Deus”.

O hebraico ainda apresenta uma grande gama de variantes para este nome feminino: Batya e Batyah são algumas das opções, além dos diminutivos Bashe e Basia. No idioma inglês a variação utilizada para este título é Bithiah.

Bitia na Bíblia

Foi filha de um dos faraós e se casou com Merede, um homem vindo de Judá e filho de Esdras. Da união dos dois nasceu Miriã, Samia e Isbá, que veio a ser o fundador de Estemoa (1Cr 4:17).

O nome Bitia é diretamente mencionado em apenas uma passagem das Escrituras Sagradas que está localizada no primeiro livro de Crônicas, integrante do Antigo Testamento.