Atalia

A Fé não pode ser apenas momentânea e deve se fazer presente em bons e maus momentos.

Significado do nome Atalia

Os sentidos mais relacionados a este nome são ‘aflita pelo Senhor‘ e ‘aquela a quem Deus afligiu‘, mas existem outros significados mais metafóricos que também são comumente atribuídos a ele, é o caso de ‘aquela que teme o Pai‘ ou ainda ‘devota‘, ressaltando uma leitura que traz a noção da prática contínua da fé enquanto o único método possível de atingir a salvação. Atalia também remonta a imagem do tempo de adoração, que deve ser integralmente voltado e dedicado ao verdadeiro Todo-Poderoso.

Ele tinha vinte e dois anos de idade quando começou a reinar, e reinou um ano em Jerusalém. O nome de sua mãe era Atalia, neta de Onri, rei de Israel.
2Rs 8:26

Origem do nome Atalia

Atalia é uma derivação advinda da forma primitiva Atalyahu ou Atalyah, que posteriormente originou a versão Athaliah na língua inglesa, bem como Atalía no idioma espanhol. Este nome feminino na antiguidade também era utilizado para intitular homens.

Atalia na Bíblia

Atalia era filha do rei Acabe de Israel e foi por ele concedida em casamento a Jeorão, príncipe de Juda e herdeiro de Josafá, a fim de selar uma aliança entre os dois reinos. Atalia teve uma criação pagã e fez questão de difundir as práticas e crenças relacionadas a deuses falsos após seu marido morrer e ela ser a regente do poder (2Rs 11:3), governando com grande tirania e alguns atos de crueldadade (2Cr 24:7). Posteriormente, ela foi perseguida e executada pelo povo, dando lugar ao infanta Joás (2Cr 23:21).

Seu nome é citado nas Escrituras Sagradas em dezessete passagens do Velho Testamento, com maior incidência de menções no segundo livro de Crônicas.