O reconhecimento obtido através da Fé é o mais nobre de todos porque vem diretamente do Senhor.
Significado do nome Ana Clara
Os sentidos mais ligados ao título Ana Clara são ‘aquela que é brilhante‘ e ‘graciosa‘ ou ainda ‘aquela que se destaca por sua graça‘, isto porque Ana abriga acepções como ‘cheia de graça‘ e Clara traz um campo de significado que alude a ‘ilustre‘, formando assim uma concepção da atividade de fé enquanto uma enobrecedora forma de se portar perante o mundo, tornando possível adquirir reconhecimento espiritual por meio de uma crença firme e fiel. Este nome também remete à fundamental importância que há em se manter com um caráter honesto e dotado de índole pura.
O Senhor foi bondoso com Ana; ela engravidou e deu à luz três filhos e duas filhas. Enquanto isso, o menino Samuel crescia na presença do Senhor.
Origem do nome Ana Clara
Ana Clara é uma composição formada a partir dos títulos: Ana, proveniente do hebraico Channah – a mesma raiz de Hanna e Hannah; e Clara, cuja origem se encontra na forma latina Clarus – responsável por originar variações como Clair e Kiara no inglês, assim como Clarissa e Clarice no português.
Na língua portuguesa a variante mais comum é Anna Clara, enquanto no francês temos Anne Claire e no italiano Anna Chiara, além de Anna Klara, presente em diversos idiomas. Uma alternativa muito querida para este nome feminino é Maria Clara.
Ana Clara na Bíblia
Ana Clara faz referência a duas personagens bíblicas bastante relevantes, que despontam como duas das mais importantes mulheres das Escrituras, são elas: a esposa de Elcana, que deu a luz ao profeta Samuel (1Sm 1:2) e a profetisa idosa que se maravilha com a presença de Jesus no templo de Jerusalém (Lc 2:36); sendo que ambas trazem lições enriquecedoras pela via da fé em passagens distribuídas entre o Velho e o Novo Testamento.