Andrea

A fragilidade e a fraqueza femininas não passam de ilusões ou preconceitos.

Significado do nome Andrea

Segundo as traduções mais costumeiramente aplicadas a este título, Andrea significa ‘feminina‘ e ‘mulher‘, mas também pode admitir outras acepções, de acordo com uma leitura mais metafórica que aponta os sentidos ‘feminilidade‘ ou ainda ‘mulher forte‘ como sendo bastante plausíveis, estabelecendo assim uma importante referência à força que as mulheres podem demonstrar a partir de seus comportamentes e atitudes. Este nome também pode ser interpretado como uma alusão à relevância das figuras maternas para que uma família permanece unida.

André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido Jesus.
Jo 1:40

Origem do nome Andrea

Andrea é a versão feminina do título André, sendo que ambos possuem uma raiz etimológica advinda da forma grega primitiva Andreas. A grafia utilizada pelo português ocorre também em outros idiomas como o húngaro, o espanhol, o alemão, o inglês e o italiano, onde ele é registrado para denominar homens.

As variações mais habituais deste nome para mulher na língua portuguesa são Andréia, Andréa, Andressa e Andreia.

Andrea na Bíblia

Andrea alude a um importante personagem bíblico do Novo Testamento: trata-se de André, um dos doze apóstolos de Jesus Cristo (Mt 4:18). Como foi um dos primeiros a serem escolhidos, ele fazia parte do grupo que é considerado pelos estudiosos como sendo o ciclo íntimo do Messias. Além disso, foi filho de Jonas e irmão de Pedro.