Abigail

A família é uma dádiva que Ele concede para enobrecer os homens.

Significado do nome Abigail

Abigail significa ‘alegria de meu pai‘ ou ainda ‘meu pai me alegra/’. Outra interpretação possível é ‘pai do júbilo‘. A importância da família e a gratidão aos pais são referenciados por este nome, cuja acepção homenageia aqueles que ajudam à vida a prosseguir.

Abigail logo montou num jumento e, acompanhada por suas cinco servas, foi com os mensageiros de Davi e tornou-se sua mulher.

1Sm 25:42

Origem do nome Abigail

Decorre do hebraico Abigayil, cuja constituição se dá pela soma das palavras Abiy, traduzível por “meu pai”, e Guiylah, também compreendida como “alegria”. Abigail possui a variação Avigayil, dentro da própria língua hebraica, além da forma Abigaia, presente no idioma grego.

No inglês o nome possui uma grande variedade de diminutivos como Abby, Abbie e Gail.

Abigail na Bíblia

Foi casada com Nabal, um rico fazendeiro que criava ovelhas. Era descrita como uma pessoa dócil, bonita e de apurada inteligência, ao passo que o marido era tido como seu oposto: mal-educado e egoísta (1Sm 25:3). Ele recusa ajuda aos soldados de Davi, apesar deles terem fornecido ajuda para proteger sua fazenda contra investidas dos exércitos de Saul (1Sm 25:16). Quando planejavam se vingar dele por conta desta atitude de ingratidão, Abigail desculpa-se pela rudeza de seu esposo, oferecendo-lhes alimentos (1Sm 25:24). Posteriormente, seu cônjuge faleceu. Então, o rei, sabendo da notícia e ainda impressionado com a atitude nobre e gentil da mulher que lhe pediu desculpas em nome de seu homem, pede a viúva em casamento. Eles se unem e ela lhe dá um filho, chamado Quileabe. Curiosamente, há uma segunda personagem assim chamada nas Escrituras e ela é meia-irmã do próprio Davi, além de ser mãe de Amasa.

Este nome aparece na Palavra Sagrada em mais de quinze oportunidades, todas elas localizadas no Velho Testamento, principalmente no primeiro livro de Samuel.