Alva

A clareza torna o homem um ser cada vez mais sublime e perspicaz.

Significado do nome Alva

Alva literalmente significa ‘subir‘ e ‘elevar‘, mas também admite algumas outras traduções como plausíveis, como é o caso de ‘claridade‘ ou ainda ‘alvorada‘, criando uma forte relação com aquilo que se renova sempre e também com o sublime enquanto forma de purificar a alma. Este nome, ao se referir à elevação, dialoga diretamente com a noção do ser humano se livrando das tentações e dos pecados, e assim recriando a esperança de que o homem consiga fazer boas ações, se comportando de acordo com os preceitos divinos da fé.

Estes foram os chefes descendentes de Esaú, conforme os seus nomes, clãs e regiões: Timna, Alva, Jetete.

Gn 36:40

Origem do nome Alva

Alva é uma derivação da forma hebraica original Alwah ou Alvah, cuja raiz está completamente relacionada ao vocábulo alah, traduzível por “elevar”. A versão utilizada na língua portuguesa ainda desponta no idioma inglês, sendo o título Alvã é sua variante mais comum.

Este é um dos nomes femininos que antigamente eram usados apenas por homens, assim como Laís. Também é possível observar variações originadas por aglutinação, como acontece com Dalva.

Alva na Bíblia

Alva é um dos descendentes de Esaú e também foi o príncipe de Edom (Gn 36:40). Seu nome é mencionado em duas passagens das Escrituras Sagradas, sendo que ambas estão localizadas no Antigo Testamento, onde uma das citações ocorre no livro de Gênesis e a outra se dá no primeiro volume de Crônicas.