André

O caminho da Luz é mais fácil de ser percorrido por aqueles que possuem o vigor da Fé.

Significado do nome André

André significa ‘homem‘ ou ‘varão‘. Outras interpretações possíveis são ‘viril‘ e ‘corajoso‘. Este nome ressalta a importância de se ter coragem e força para sustentar a Fé no Pai Eterno, mostrando vigor perante às adversidades.

André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que tinham ouvido o que João dissera e que haviam seguido Jesus.

Jo 1:40

Origem do nome André

André é oriundo do grego Andréas, derivação da vocábulo anér. A grafia no português é igual à francesa e ambas as línguas possuem variantes femininas: Andréa e Andrée, respectivamente. Um de seus usos mais distintos é Aindrea, que se encontra no idioma escocês.

A variação mais comum deste nome para homem é Anderson, vinda do inglês, mas há também a forma Andrei e Andrey, que tem as raízes em idiomas da antiguidade.

André na Bíblia

Foi um dos doze apóstolos de Jesus. Era apontado como parte do ciclo mais íntimo de Cristo, composto por seu irmão Pedro, e pelos filhos de Zebedeu,Tiago e João. Estes quatro foram os primeiros escolhidos por Ele (Mc 13:3). Também foi discípulo de João Batista (Jo 1:40). Ele cresceu na cidade de Betsaida, localizada na costa noroeste do mar da Galiléia; quando conheceu Messias, ele residia em Cafarnaum, cidade que acolheu o Filho de Deus logo após Dele ser rejeitado em Nazaré. O filho de Jonas era pescador e possuía um barco próprio, sinal de estabilidade financeira. Sua personalidade era pautada pela fidelidade e pela lealdade, pontos inquestionáveis que lhe ajudam a compartilhar experiências com os outros seguidores do Nazareno. Foi em sua casa que Ele curou a sogra de Pedro (Mc 1:29-31). André também foi o responsável por encontrar o menino com dois peixes e cinco pães no episódio da multiplicação (Jo 6:8).

Seu nome é citado em doze passagens na Bíblia, todas elas localizadas Novo Testamento. O maior número de aparições ocorre no Evangelho de Marcos.