Andrew

Abençoado aquele que retirar suas forças da Fé, pois elas nunca se esgotarão.

Significado do nome Andrew

Os significados costumeiramente atribuídos a Andrew são decorrentes das traduções mais tradicionais que lhe são conferidas: ‘homem‘ e ‘másculo‘. Entretanto, existe a possibilidade de interpreta-lo a partir de uma leitura mais abstrata, que leva em conta sentidos como ‘corajoso‘ ou ainda ‘destemido‘, por exemplo. Unindo as duas vias de compreensão é possível notar a referência feita à coragem enquanto instrumento para superar adversidades, além de aludir à fé como forma de ação, pois ela torna qualquer pessoa comum capacitada para ultrapassar qualquer obstáculo.

Outro discípulo, André, irmão de Simão Pedro, tomou a palavra (…)

Jo 6:8

Origem do nome Andrew

Andrew é uma das variações inglesas para o título André, com o qual partilha mesma procedência etimológica, que está baseada na raiz Andreas, decorrente do grego antigo. Esta grafia, além de ser adotada pelo português, dispõe de diversas versões no próprio idioma inglês como Andre e Andy, além de também contar com alternativas femininas: Andrina ou Drea exemplificam este caso.

Este nome para homens possui algumas variantes bastante utilizadas pela língua portuguesa: Andrey e Anderson.

Andrew na Bíblia

A relação do título Andrew com a Palavra Sagrada se dá por conta da alusão direta ao nome bíblico André, responsável por nomear um personagem do Novo Testamento.