Abel

Deus protegerá os sinceros durante toda a eternidade.

Significado do nome Abel

Abel pode significar ‘respiração‘ ou ‘fôlego‘. Suas outras interpretações possíveis são ‘vapor‘, ‘sopro‘ e ‘filho‘. Este nome é análogo à inocência e à pureza contidas no ar, relembrando a ingenuidade do próprio ato de respirar que, além de automático e necessário, é uma maneira de acalmar.

Pela fé Abel ofereceu a Deus um sacrifício superior ao de Caim. Pela fé ele foi reconhecido como justo, quando Deus aprovou as suas ofertas. Embora esteja morto, por meio da fé ainda fala.

Hb 11:4

Origem do nome Abel

O nome próprio Abel decorre do hebraico Hebel, cuja raiz está associada ao vocábulo habal, literalmente traduzido por “esvaziar”. Sua grafia na língua portuguesa é similar à maioria dos idiomas onde o nome ocorre como, por exemplo, o francês, o espanhol e também o inglês. Esta maneira de escrever Abel se repete, inclusive, no latim e no grego.

As manifestações mais distintas deste título são o italiano Abele e o finlandês Aapeli.

Abel na Bíblia

Rememorado como um homem honrado e inocente, era pastor de ovelhas e o segundo filho de Adão e Eva, os primeiros humanos criados pelo Senhor. Sua história é centrada no conflito travado entre ele e seu irmão Caim por conta dos sacrifícios que cada um fez para Deus. Enquanto Abel levou “as partes gordas das primeiras crias de seu rebanho” (Gn 4:4), seu irmão mais velho poupou esforços e não fez o que melhor podia para agradar ao Pai Eterno, vendo sua oferta ser refutada e enchendo-se de inveja. A ira causada pelo episódio levou-lhe a assassinar o caçula que, assim como Cristo, foi um bom homem atacado por injustos (Gn 4:8).

Este nome, que também designa uma localidade bíblica (2Sm 20:18), é diretamente mencionado nas Escrituras Sagradas em doze oportunidades distribuídas entre o Velho e o Novo Testamento, com grande incidência no livro de Gênesis.