Adão

A vida humana deve ser louvada pois é uma dádiva.

Significado do nome Adão

Adão significa ‘homem‘ e ‘ser humano‘, podendo também ser traduzido como ‘vermelho‘ ou ‘vindo da terra‘, referenciando o fato da criação a partir do barro. Este nome também é uma espécie de apologia à ‘vida‘ e ao ‘nascimento‘, bem às capacidades humanas.

Este é o registro da descendência de Adão: Quando Deus criou o homem, à semelhança de Deus o fez.
Gn 5:1

Origem do nome Adão

Adão é originário do hebraico Adam, cuja grafia se apresenta desta maneira, Adam,  em outros idiomas modernos como o inglês e francês, e também no latim e no grego, línguas da antiguidade.

Na língua inglesa, inclusive, este nome para homens possui duas versões femininas: Adamina e Addyson.

Adão na Bíblia

Foi o primeiro homem que já existiu, sendo criado pelo Senhor após Ele dar vida a todos elementos naturais presentes na Terra e, por conta disso, acredita-se que é o grande representante da humanidade primitiva. Dois relatos bíblicos retratam o surgimento de Adão com algumas diferenças entre eles: o mais conhecido deles surge anteriormente e conta que Deus criou o homem e mulher “à sua imagem” sem nomeá-los (Gn 1:27), o outro, posterior, coloca que o Pai Eterno concebeu a fêmea humana a partir da costela de seu futuro esposo (Gn 2:22). A relação entre o casal, responsável por originar Caim, Abel e mais muitos outros filhos, foi a base para a procriação da vida dos humanos e isto era uma ordem divina que lhes dizia para se multiplicarem e serem férteis (Gn 1:28). As Escrituras Sagradas também contam que, além de ter sido conduzido por Eva a comer do fruto proíbido que fez com que fossem expulsos do Jardim do Éden, o Paraíso, e perdessem seus privilégios (Gn 3:17), ele viveu oitocentos anos (Gn 5:4).

Este nome, que também faz referência a uma cidade (Os 6:7), é mencionado na Bíblia em dezoito passagens divididas entre o Antigo e o Novo Testamento. A predominância destas ocorre no livro de Gênesis.