Sábio é aquele que reconhece de imediato a importância do próximo.
Significado do nome Asafe
Asafe pode significar ‘recolher‘ ou ‘aquele que reúne‘. Outras acepções empregadas são ‘aquele que junta‘ e ‘reunir‘. É um nome que ressalta a importância da união entre os povos na busca pela paz e pelo entendimento universal, advindos da benção divina. Também atenta para a essência das ações coletivas enquanto grandes forças de bondade.
Foi naquele dia que, pela primeira vez, Davi encarregou Asafe e seus parentes de louvarem o Senhor com salmos de gratidão
Origem do nome Asafe
Asafe é proveniente do hebraico Asaf, que está intimamente relacionado a asap, um verbo presente nesta língua, comumente traduzido por “juntar”.
Há ainda outra maneira de escrever este nome masculino neste idioma: Asaph, forma também assumida no inglês.
Asafe na Bíblia
Quatro personagens recebem este título nas Escrituras Sagradas. O mais notável entre eles é reconhecido como o autor de doze Salmos – do setenta e três ao oitenta e três, além do de número cinquenta. Era um dos três músicos principais no tabernáculo de Davi, acompanhando-o quando a arca da aliança migrou para Jerusalém. Também possuia linhagem sacerdotal, embora não fosse propriamente um sacerdote, e era levita. Sua música foi considera profética (1Cr 25:1-2), além de ter originado a expressão “filhos de Asafe”, nomeação dada aos seus descendentes que ficaram responsáveis pela música no templo (Ed 3:10).
Os outros três homens assim chamados eram: o pai de Joá (2Rs 18:18), um homem desconhecido que aparece no primeiro livro de Crônicas (25:1) e o responsável por toda a madeira necessária para reconstruir Jerusalém após o exílio na Babilônia (Ne 2:8).
O nome está citado em quarenta e uma passagens da Bíblia, todas elas localizadas no Velho Testamento. A principal incidência das menções está no livro dos Salmos.